Falamos na semana passada sobre como esses últimos dias têm sido diferentes para nós em meio a essa pandemia, em muitas organizações foi adotado o Home Office e muitos ainda estão se adaptando nessa nova rotina semanal, ainda estão aprendendo a lidar com os dois mundos em um só, família e trabalho no mesmo lugar, aprendendo a se desligar dos problemas domésticos que muitas vezes não podem ser adiados, pois são reais e estamos lá juntinhos, se fosse em outros tempos receberíamos o telefonema de casa falando do problema e deixaríamos para resolver quando chegássemos em casa, na maioria das vezes seria assim.
.
Uma rotina desafiante e que tem nos ensinado muito, principalmente, para nós que fazemos parte da liderança de pessoas.
.
E como tem sido o desafio de liderarem equipes à distância, de forma virtual, mas real e só não juntos presencialmente. Como estão criando o engajamento e a motivação em tempos que às vezes rola desespero e insegurança, medo da recessão econômica, angústia pelo futuro de cada pessoa, será que estão conseguindo focar e dar os direcionamentos adequados?
.
Um líder é, acima de tudo, um mercador de esperança! Frase de Napoleão Bonaparte (um líder reconhecido por suas ações e por colocar a França em hegemonia na Europa em 1804). Essa frase nessa semana me deixou bastante reflexiva a respeito, e é isso mesmo!
.
Líderes precisam trazer esperança para as pessoas ao seu redor, pois muitas vezes são os porta vozes de decisões tomadas em cada ambiente de trabalho, e a forma como levam essa mensagem pode mudar para melhor ou pode ruir tudo como um castelo de areia.
.
Um líder de verdade traz acima de tudo feedbacks construtivos e verdadeiros trazendo à tona aquilo que deve ser dito e não pode fugir dos conflitos que muitas vezes são inevitáveis. Deve ter coragem, inclusive uma coragem de ser algumas vezes imperfeito mostrando a sua vulnerabilidade em reconhecer problemas ou dificuldades e não há mal nisso, mas precisam cultivar a esperança e não desistir das coisas tão facilmente.
.
Antes de mais nada, um líder não pode ser solitário e caminhar sozinho em suas ações e decisões, ele precisa trabalhar em conjunto e envolver as pessoas no desenrolar dos projetos e no desenvolvimento dos produtos, ele precisa criar uma atmosfera e um ambiente que proporcione a cada um a percepção da importância do seu trabalho e o que a sua entrega representa no todo que querem alcançar.
.
O líder cria uma conexão entre as pessoas, ele é o responsável por juntar todas peças e o propósito de cada um gerando um só propósito para o produto que estão construindo.