Home Office: veio para ficar! Quem duvida? Acredito que, para muitas pessoas esses últimos dias foram bem diferentes do considerado normal: sair de casa, pegar um trânsito louco, deixar filho na escola, encontrar os colegas, trabalhar e muito, pegar filho na escola e retornar algumas vezes cansados para nossos lares. Está sendo semana diferente, um novo formato, acordar e ficar em casa o dia todo com novos hábitos, lidar com a família, filhos e às vezes pais no mesmo espaço e ainda participar de várias reuniões e compromissos um atrás do outro.

Na verdade, trabalhar em home office ou de forma remota é desafiante e pode ser produtivo ou não, vai depender de como vamos estabelecer a nossa rotina diária, como vamos lidar com o nosso time e os nossos compromissos e essa virada de chave do trabalho em ambiente corporativo convencional para o home office deve ser feita com muita responsabilidade, para não comprometer a nossa motivação, o nosso ambiente familiar e o nosso próprio futuro. O que nos faz pensar e refletir:

O que é melhor? Estar junto dos colegas e separar os dois ambientes: família e trabalho? Ou tentar conciliar os dois mundos num mesmo espaço?

Para mim, que já vivi, anteriormente, rotina de home office, já concluí um mestrado à distância, vejo que não é fácil, pois além de tudo estamos apreensivos e ansiosos sobre o que ainda está por vir. Estou tendo que me policiar para não trabalhar além da conta. Mas o que mais me ajudou e ajuda é criar a famosa rotina diária, TER DISCIPLINA, estabelecer o que deve ser feito, dar feedbacks constantes aos gestores e envolvidos nos projetos e usar e abusar dos recursos tecnológicos que temos à nossa disposição, ferramentas para chats, vídeo conferências, reuniões em grupo, projetos de UX em grupo de forma virtual, acompanhamento de demandas e registro de atividades, etc. Somos privilegiados pelo arsenal de ferramentas que estão aí ao nosso redor, todas praticamente gratuitas.

Precisamos também avisar a família e deixar claro que aquele momento é de trabalho e é como se você não estivesse em casa, isso faz uma diferença enorme no final do dia. Também devemos colocar limites nos nossos colegas, porque em alguns momentos todos empolgam e saem mandando mensagens até mais tarde, então a disciplina e a rotina devem continuar a fazer parte do nosso dia a dia.

Se cada um souber exatamente qual o seu papel e o que deve fazer para continuar produzindo conseguiremos sair dessa mais fortes e talvez com oportunidades antes nem pensadas ou nem possíveis de implementar.

Também acredito que o home office é o presente e o futuro para as empresas, elas deveriam aproveitar esse gatilho que tivemos e dar continuidade ao modelo, o mundo está mudando e mudando de forma acelerada e nós precisamos estar antenados para as oportunidades que surgem e poderão surgir e, lembrando, que home office já não é mais apenas um privilégio dos profissionais de tecnologia, pois essa tecnologia adentrou todas as outras profissões, todos nós já somos reféns e não tem como voltar atrás.

E aí, como você está agindo e reagindo a essas mudanças? Como está sua rotina de trabalho?